Circuito VDL de Arte e Cultura

Newsletter

Cadastre-se para receber
nossa newsletter.


Sobre o Circuito

Evento

Trata-se de um circuito musical sediado em Itabirito, consolidado na Região dos Inconfidentes, que desde de 2003 vem evoluindo a cada edição, conquistando um pública cada vez maior e fiel a sua programação.

O evento traz calendário anual de concertos e shows musicais em modalidades variadas, apresentando um panorama notável da magnífica produção musical mineira, destacando os Duos, Trios, Quartetos e Orquestras de Câmera.

O Circuito, tem toda a programação com acesso gratuito, além do público local, atrai turistas da capital e de toda a Região, oferecendo uma oportunidade de diversificação do conhecimento musical e artístico, além de ser uma vitrine para os artistas, contribui com a formação de público facilitando o acesso a todos os cidadãos, em relação ao contato com a arte de qualidade.

Os eventos são mensais, dando seqüência à iniciativa vitoriosa da VDL SIDERURGIA LTDA que no ano de 2003, desprendida de benefícios fiscais, fez valer a ansiedade do público por oferta cultural e cumpriu de abril a dezembro uma série diversificada de apresentações artísticas, inicialmente em sua Capela Nossa Senhora da Conceição de Esperança no interior da sua área Industrial.

Em 2004, o Circuito passou a contar com os benefícios das Leis de Incentivo, ampliando sua programação para vários espaços da cidade facilitando o acesso do público.

Por este Circuito já passou grandes nomes da música mineira, tais como Dona Jandira, Makely Ka, Ladstom do Nascimento, Thelmo Lins, Weber Lopes, Geraldo Vianna, Ricardo Nazar, Orquestra de Câmara de Ouro Branco, Orquestra de Câmara e Grupo de Violinos do SESIMINAS, Rodica Blues, Grupo Cachaça com Arnica, Banda Trem Mineiro, Grupo Viola de Folia, Mosaico, Violão e Cia., Paulo Mourão, Mara do Nascimento, Coral Copasa, Coral Academia Libre Cantare, Coral Os Canarinhos de Itabirito, Ubiraney Silva, Coral Dom Silverio de Sete Lagoas, Grupo de Chorinho Siricotico, Banda A Rede, Grupo de Ópera DrammAto, Leandro Ferrari, entre tantos que nos sete anos do Circuito, além de Itabirito já esteve em Mariana, Congonhas e Sete Lagoas, contabilizando mais de 90 shows envolvendo um grande numero de músicos, gerando trabalho e renda na região, para todos os profissionais envolvidos com a produção de eventos.

Com a contrapartida das empresas incentivadoras o projeto tem se desdobrado em produtos, tais como o registro em DVD's de todos os shows da programação de 2006, registro em CD's dos quatro últimos shows da programação de 2008 e lançamento do livro-documentario da programção de 2009, com muita capacidade técnica e qualidade, tornando assim um importante canal de divulgação dos artistas que participaram destas edições.

O Circuito VDL de Arte e Cultura é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio da VDL Siderurgia Ltda e Irmãos Farid Ltda. Apoio cultural: Governo de Minas, Prefeitura Municipal de Itabirito, Casa de Cultura Maestro Dungas, Espaço Ágora – Centro de Eventos e Espaço Santana. A produção do Circuito VDL é assinada por José Carlos Pereira de Oliveira e Ubiraney de Figueiredo Silva.

Atma